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CRITÉRIOS DE SUBMISSÃO, SELEÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

Submissão de Trabalhos Científicos

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento e propiciar um espaço para discussão sobre questões relevantes para a Fonoaudiologia e áreas correlatas, o XXVI Congresso Fonoaudiológico de Bauru “Profª Drª Giédre Berretin-Felix” realizará sessões de apresentações de trabalhos científicos, sob a forma de apresentações orais e painéis impressos, no período de 14 a 17/08/2019, em horários específicos, a serem divulgados oportunamente.

Serão aceitos trabalhos científicos realizados por estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da Fonoaudiologia e áreas correlatas. Os participantes interessados em inscrever seus trabalhos para apresentação deverão obedecer aos seguintes critérios:

 A. Submissão de Resumos

  1. O envio do resumo deverá ocorrer impreterivelmente entre os dias 17/06/2019 e 28/07/2019. Trabalhos enviados após às 23h59 (horário de Brasília) da data limite de submissão não serão aceitos. 
  2. Os trabalhos serão divididos nas seguintes categorias: (1) Graduação, (2) Pós-Graduação/Profissionais. Apenas uma das categorias deverá ser escolhida no momento da submissão do resumo.
  3. O apresentador do trabalho deverá estar inscrito no XXVI COFAB e seu nome deverá estar sublinhado no resumo. 
  4. Cada autor poderá apresentar até três trabalhos. No entanto, na qualidade de coautor (isto é, não apresentador), a participação é ilimitada. 
  5. Na submissão deverá ser indicado:
  • Tipo de trabalho que será inscrito: “Pesquisa, Relato de caso, Revisão Sistemática/Integrativa ou Relato de experiência”;
  • Categoria em que o trabalho se enquadra: “Graduação” ou “Pós-Graduação Lato SensuStricto Sensu/Profissionais”. Embora o trabalho possa ter diferentes autores (por exemplo, um graduando e um pós-graduando), apenas uma destas categorias deverá ser selecionada, a qual será correspondente à categoria que o estudo foi desenvolvido. Considera-se “Categoria Graduação”, aqueles trabalhos em que os estudos são provenientes de alunos que estão cursando a graduação, nas atividades de iniciação científica. Entende-se por “Categoria Pós-Graduação Stricto SensuLato Sensu/Profissionais”, os trabalhos em que o estudo foi realizado em cursos de Pós-Graduação em nível de mestrado, doutorado, residência, especialização ou por profissionais já graduados.
  1. O resumo do trabalho deverá seguir a seguinte formatação:
  • Corpo do resumo:
  • Formato do arquivo: Word 97-2003;
  • Fonte: ARIAL, tamanho 11;
  • Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
  • Margem: superior / inferior = 2,5; e, direita / esquerda = 3,0 cm;
  • Alinhamento: justificado;
  • Primeira linha: título do trabalho com fonte ARIAL, tamanho 11, espaçamento 1,5, máximo de 12 palavras, em negrito, somente com a primeira letra maiúscula e sem ponto final;
  • Segunda linha: identificação dos autores (nomes completos escritos por extenso) e instituição de origem. O e-mail do autor principal (primeiro autor) deve estar identificado (nome sublinhado) e este deve ser necessariamente o apresentador do trabalho no evento, caso o mesmo seja aprovado. Os autores deverão receber números exponenciais indicando sua instituição de origem, bem como o Departamento/instituto/hospital ao qual são vinculados;
  • Identificação da Categoria do trabalho – Graduação ou Pós-Graduação/Profissionais;
  • Identificação do Tipo de trabalho – Estudo Original, Relato de caso, Revisão Sistemática/Integrativa ou Relato de experiência.

Exemplo:


Doença do refluxo gastroesofágico e as implicações fonoaudiológicas

Sobrenome, Nome ¹ – email@email.com.br
Sobrenome, Nome ¹;
Sobrenome, Nome ².
¹Faculdade de Odontologia de Bauru – USP, Departamento de Fonoaudiologia; ²Faculdade de Medicina de São Paulo – USP, Departamento de Otorrinolaringologia
Categoria: Graduação
Tipo de trabalho: Pesquisa


  • Para “Relato de Caso / Relato de experiência: objetivos, relato de caso, resultados e conclusão; 
  • Para “Estudo Original / Revisão Sistemática/Integrativa”: objetivos, metodologia, resultados e conclusão. 
  • O resumo deverá ter número mínimo de 250 palavras e máximo de 300. O título deverá conter, no máximo, 12 palavras. O resumo não pode apresentar citações de autores no texto. Não há necessidade de informar os descritores/palavras-chave.

7. Os trabalhos que não seguirem as normas de formatação serão automaticamente desclassificados;

8. O resumo do trabalho deverá ser enviado para a Comissão Científica do XXVI COFAB, no formato de arquivo anexado para o e-mail cientifica.cofab@gmail.com, da seguinte maneira:

  • No campo “Assunto” do e-mail deverá constar o termo “SUBMISSÃO DE RESUMO” e categoria de apresentação. Exemplo: “SUBMISSÃO DE RESUMO – categoria Graduação”;
  • Dois anexos contendo os arquivos do trabalho (um em formato Word e outro em formato PDF) com a identificação dos autores e instituição de origem, título, categoria e tipo de trabalho e resumo, em português;
  • Dois anexos contendo os arquivos do trabalho (um em formato Word e outro em formato PDF), sem a identificação dos autores e instituição de origem. Deverá conter a categoria e tipo de trabalho, título e resumo, em português;
  • Apenas 1 (um) resumo deverá ser anexado a cada e-mail. Autores com mais de um trabalho deverão submeter seus resumos separadamente (um e-mail para cada trabalho submetido);
  • O não envio de algum dos documentos descritos resultará na rejeição automática do trabalho;
  • Após a submissão do resumo, nenhuma modificação será aceita, nem será permitida a inclusão ou exclusão de autores;
  • Dez trabalhos serão selecionados para Apresentação Oral, de acordo com os critérios estabelecidos pela Comissão Científica, sendo 5 na categoria Graduação e 5 na categoria Pós-Graduação/Profissionais. Demais trabalhos aprovados serão apresentados sob a forma de Painel;
  • Haverá premiação para os 3 (três) melhores trabalhos selecionados para a Apresentação Oral, em cada categoria (Graduação e Pós-Graduação/Profissionais). As informações detalhadas dos critérios para premiação estão descritas no item D 9. Os trabalhos apresentados por meio de apresentação oral que não forem premiados receberão certificado de Menção Honrosa.

B. Seleção dos Trabalhos para Apresentação

  1. Cada resumo será analisado por três avaliadores, selecionados entre pós-graduandos e doutores, internos ou externos à FOB, de várias regiões do País.
  2. A avaliação será realizada por meio de processo de análise às cegas. Não será atribuído a nenhum avaliador, trabalhos em que este seja autor ou coautor. Será garantido que não haja conflito de interesse.
  3. Todos os avaliadores, nessa fase, receberão um protocolo de avaliação e serão solicitados a emitir uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) em cada aspecto que será avaliado, como consta a seguir:

Aspectos

Critérios Nota*
1- Objetivo Exposto de forma clara e precisa?  
2- Método Adequada ao objetivo proposto e com execução viável?  
3- Resultados Descritos claramente?  
4- Conclusão Responde o objetivo proposto?
5- Respeita as normas estabelecidas? Respeito às normas de envio de resumo  
6- Respeita as normas da Língua Portuguesa? Texto adequado no que se refere à organização sintática, à ortografia e vernáculo da Língua Portuguesa?  
7- Relevância Importância científica do tema na Fonoaudiologia e áreas correlatas  
MÉDIA FINAL (Notas dos sete itens acima somadas e divididas por sete)  

* 0 a 10

Para obtenção da média final, será descartada a menor média resultante da avaliação dos três avaliadores. Dessa forma, a pontuação final do resumo (nota final da seleção – NFS), será dada pela média entre as duas notas restantes (média final 1 e média final 2). Só serão considerados ‘aprovados’ os trabalhos que obtiverem NFS igual ou superior a 7,0 (sete), segundo a seguinte fórmula:

NFS = NOTA MÉDIA FINAL 1 + NOTA MÉDIA FINAL 2

2

4. A relação dos resumos aprovados para as apresentações orais e painéis será disponibilizada no dia 08/08/2019, somente no site cofab.fob.usp.br. Não será enviado nenhum e-mail ou qualquer mensagem com os resultados da seleção dos trabalhos, sendo de total responsabilidade dos autores consultarem o resultado no site oficial do XXVI COFAB;

5. Todos os trabalhos científicos aprovados no XXVI COFAB terão seus resumos publicados em forma de resumo simples nos Anais do evento em formato eletrônico no website, após o XXVI COFAB.

C. Apresentações dos Painéis

  1. Os trabalhos aprovados para apresentação no formato de Painel impresso, deverão respeitar as seguintes normas: 90 cm de largura x 120cm de altura. O painel deverá conter: título, autores, instituições de origem dos autores, categoria (“Graduação” ou “Pós-Graduação/Profissional”), introdução, objetivo(s), método(s), resultado(s), discussão, conclusão, referências e e-mail de contato do autor principal;
  2. No painel, deverá constar uma pequena foto do apresentador no canto superior direito, próximo ao título, possibilitando seu reconhecimento pelos comentaristas;
  3. Todos os painéis receberão um código localizador que será disponibilizado junto ao título dos resumos aprovados, no dia 08/08/2019, no site cofab.fob.usp.br. O código indicará o local em que o painel deve ser afixado nos painéis disponíveis na área de apresentação na FOB-USP. As datas e horários das apresentações serão divulgados previamente pela Comissão Organizadora. Os painéis deverão ser afixados por meio de fitas adesivas, sob responsabilidade dos autores. Sugere-se evitar materiais pesados. Não será permitido o uso de materiais perfurantes para a fixação do painel assim como a alteração do local designado;
  4. A retirada do painel ao final do evento é de responsabilidade dos apresentadores;
  5. Cada painel será analisado por dois comentaristas, internos ou externos à FOB/USP; cada dupla de comentarista analisará 20 painéis;
  6. O apresentador deverá permanecer junto ao painel durante o período estipulado para receber os comentaristas. O apresentador que não estiver presente no seu painel no momento da avaliação perderá o direito de receber o certificado. Todos os comentaristas se identificarão ao apresentador e farão suas considerações sobre os trabalhos apresentados; contudo não estipularão uma nota para o trabalho exposto, uma vez que os painéis não concorrerão a prêmio.
  7. Somente um autor do trabalho poderá estar presente no momento da passagem dos comentaristas para evitar aglomeração no espaço físico. Ao final do período de exposição dos painéis estipulado pela Comissão Organizadora, apenas um certificado de apresentação, constando o nome de todos os autores do trabalho será fornecido ao apresentador do trabalho via e-mail, ao final do evento.

D. Apresentações Orais

  1. Os 10 (dez) trabalhos aprovados para Apresentação Oral serão apresentados durante o XXVI Congresso Fonoaudiológico de Bauru, em data e horário a serem divulgados oportunamente. O apresentador poderá utilizar, no máximo, 7 minutos para a exposição do conteúdo, seguido de 3 minutos para questionamentos pela Comissão Avaliadora. O tempo de apresentação deverá ser respeitado e, caso não aconteça, o apresentador será convidado a finalizar a apresentação.
     
  2. A avaliação presencial dos trabalhos orais será realizada por banca composta por três avaliadores fixos, internos ou externos à FOB/USP. Todos os avaliadores, nessa fase, receberão um protocolo de avaliação e serão solicitados a emitir uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) em cada aspecto que será avaliado, como consta a seguir:
Aspectos Critérios Nota*
1- Introdução Descrever a ideia central do tema com embasamento teórico  
2- Objetivo Claro e preciso  
3- Método Adequada ao objetivo proposto e com execução viável
4- Resultados e discussão Descritos (tabela, gráfico, qualitativo) e analisados de forma adequada  
5- Conclusão Responde ao objetivo proposto  
6- Referências Atualizadas e pertinentes  
7- Coerência Texto adequado no que se refere à organização e terminologia científica da área  
8- Estética Aspecto visual geral: legibilidade (tipo e tamanho de letra); adequação de gráficos e tabelas; adequação de espaçamento, densidade e distribuição do texto  
9- Respeita as normas da Língua Portuguesa? Texto adequado no que se refere à organização semântica, sintática, ortografia, pontuação, coesão e coerência da Língua Portuguesa  
10- Apresentação oral Domínio e didática; quando questionado, apresenta seus argumentos de forma clara e racional  
MÉDIA FINAL (Notas dos dez itens acima somadas e divididas por dez)  

* 0 a 10

         A nota final de apresentação (NFA) do trabalho será obtida por meio da média das notas atribuídas pelos três avaliadores presenciais (média final dos três avaliadores somadas e divididas por três), segundo a seguinte fórmula:

NFA = NOTA AVALIADOR 1 + NOTA AVALIADOR 2 + NOTA AVALIADOR 3
3

3. A nota final do trabalho será obtida por meio da média das notas finais obtidas pelos trabalhos nas etapas de seleção do resumo (NFS) e na etapa de apresentação no dia do evento (NFA), segundo a seguinte fórmula:

NOTA FINAL = NFS etapa de seleção dos resumos + NFA etapa de avaliação presencial
2

Para fins de premiação, será considerada a nota final, obtida de acordo com os critérios do item 9. A premiação será realizada no dia 17/08/2019, na cerimônia de encerramento do evento. Os autores ficam cientes, no ato da inscrição, de que é soberana toda e qualquer decisão da Comissão Organizadora e Julgadora dos trabalhos. Serão três premiações (1º, 2º e 3º lugares) para a categoria Graduação e três para a categoria Pós-Graduação/Profissionais, nas Apresentações Orais, concedidas às três primeiras notas de cada categoria. Os trabalhos classificados em 1º lugar nas apresentações orais receberão o certificado de MELHOR TRABALHO CIENTÍFICO e o prêmio de R$ 300,00 (trezentos reais). Para o segundo lugar será oferecido o prêmio de R$ 200,00 (duzentos reais) e para o terceiro lugar, R$ 100,00 (cem reais). Os trabalhos apresentados por meio de apresentação oral que não forem premiados receberão certificado de Menção Honrosa.

Download em PDF: Edital trabalhos cientifícos XXVI COFAB
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ATENÇÃO! O resumo deve ser estruturado indicando os itens: “objetivo”, “resultados” e o que couber na categoria do trabalho.